2.212 ocorrências até às 7h00

RTP /

De acordo com o comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, citado pela agência Lusa, entre as 0h00 de quinta-feira e as 7h00 desta sexta-feira, houve registo de 2.212 ocorrências, sobretudo quedas de árvores, inundações e limpeza de vias. As inundações perfazem 59 por cento do total.Foram mobilizados 7.018 operacionais e 2.622 meios terrestres, com particular incidência nas áreas metropolitanas de Lisboa e Setúbal, no Algarve e no distrito de Leiria - também em Coimbra e Santarém, mas com menor expressão.

Pouco antes das 9h00, os distritos Setúbal e Faro continuavam debaixo de aviso laranja de chuva, o segundo mais grave da escala, na sequência de uma noite, ainda assim, mais calma do que a anterior.

Beja ficará igualmente sob aviso laranja no sábado, devido à chuva, entre as 9h00 e as 15h00. Espera-se ainda "ondas de oeste/sudoeste com quatro a 4,5 metros até às 21h00" na Costa Vicentina. Há uma previsão semelhante para as costas do Algarve, da península de Setúbal e da grande Lisboa.

Para a totalidade do território continental mantém-se o nível de aviso amarelo devido a "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada".
PUB