Especiais
Agências da ONU apelam a cessar-fogo humanitário e acesso irrestrito a Gaza
Diversas agências das Nações Unidas apelaram a um cessar-fogo e a acesso humanitário irrestrito à Faixa de Gaza, depois de 20 camiões com auxílio médico terem sido autorizados pelo Egito a entrar no enclave pela fronteira de Rafah.
"Apelamos a um cessar-fogo humanitário, a par de um acesso imediato e irrestrito humanitário a toda a Faixa de Gaza, para chegar a civis em necessidade, salvar vidas e evitar ainda maior sofrimento humano" refere o comunicado conjunto assinado por PNUD, UNFPA, UNICEF, WFP e OMS.
O comunicado afirma que são necessários "fluxos de ajuda humanitária à escala e de forma sustentada", para "auxiliar todos os habitantes de Gaza a perservar a sua dignidade".
As duas dezenas de camiões que entraram este sábado no enclave administrado pelo Hamas irão "providenciar uma linha de vida urgente" à população, "sem água, alimentos, medicamentos ou combustível", acrescentaram.
"Mas são apenas um pequeno começo e muito longe do que é necessário", acrescentaram.
"Com uma tal quantidade de infraestruturas civis em Gaza destruídas ou afetadas por quase duas semanas de bombardeamentos incessantes, incluindo abrigos, centros médicos, sistemas de água, sanitários e de eletricidade, o tempo escasseia para evitar a subida em flecha da mortalidade devido a susrtos de doenças e falta de resposta médica", alertaram as agências da ONU.