Especiais
AIEA. Irão à beira da capacidade de produzir armas nucleares
O Irão tem já suficiente urânio enriquecido até 60 por cento de pureza, perto do grau necessário para produzir armas nucleares e suficiente para três bombas atómicas, revelam relatórios confidenciais da Agência Internacional para a Energia Atómica revelados esta quarta-feira.
Nos documentos, a AIEA frisa também que Teerão continua a impedir os inspetores internacionais de aceder a informações chave sobre o seu programa nuclear, que afirma ter somente fins pacíficos.
De acordo com a Agência das Nações Unidas para o nuclear, as reservas iranianas de urânio, enriquecido até 60 por cento, aumentaram de 6,7 quilos para 18.3 quilos, desde o último relatório de 4 de setembro, refere um dos dois documentos enviados a estados membros da União Europeia e aos quais a agência Reuters teve acesso.
A quantidade é três vezes superior aos cerca de 42 quilos de urânio enriquecido que a AIEA considera, se forem ainda mais enriquecidos, teoricamente suficientes para construir uma bomba nuclear.
As reservas iranianas de urânio enriquecido ultrapassam assim em 22 vezes o limite autorizado, sublinha a Agência das Nações Unidas.
com agências