Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Pombal e Golegã pedem adiamento das eleições

Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Pombal e Golegã pedem adiamento das eleições

RTP /

Alcácer do Sal foi o primeiro concelho a anunciar o adiamento das eleições presidenciais para 15 de fevereiro devido ao mau tempo.

Depois disso, também Arruda dos Vinhos, Pombal e Golegã confirmaram à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que irão adiar a votação. Todos estes concelhos estão em situação de calamidade.

A CNE já esclareceu que a lei "não permite" o adiamento geral das eleições a nível nacional, mas apenas nos municípios que o solicitem.

O esclarecimento surgiu depois de o candidato presidencial André Ventura ter defendido o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, considerando não haver condições para a sua realização devido aos efeitos do mau tempo.

A CNE explicou que, como último recurso e a título excecional, os presidentes de câmara municipal podem adiar a votação em cada assembleia de voto, baseada em circunstâncias locais, excecionais e concretas, designadamente quando não estejam asseguradas condições de segurança, de acesso às secções de voto dos eleitores ou de funcionamento da assembleia de voto.
PUB