Alpiarça prepara evacuação de zonas ribeirinhas devido ao risco de cheias

Alpiarça prepara evacuação de zonas ribeirinhas devido ao risco de cheias

RTP /

O município de Alpiarça alertou para a necessidade de evacuação preventiva, e eventualmente obrigatória, de zonas ribeirinhas nas próximas horas, devido ao "aumento significativo dos caudais do rio Tejo e seus afluentes", que poderá originar cheias no concelho.

Em comunicado, a autarquia indica que a situação resulta de "condições meteorológicas adversas e precipitação intensa prevista", que estão a agravar o cenário hidrológico.

No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, o município refere que a população residente em zonas inundáveis "deve preparar-se para abandonar as suas habitações".

O município identificou como zonas críticas o Matadouro, Praça Velha, rua 5 de Outubro, rua do Lavadouro, Quinta da Atela, Quintas da Gouxaria (junto ao Tejo), Vale das Oliveiras e Postes Carmo, advertindo que outras áreas poderão ser afetadas consoante a evolução dos caudais.

Na nota, a Câmara indica ainda que está a avaliar "de forma permanente" o impacto da situação nas infraestruturas, equipamentos públicos e vias de circulação, podendo ser comunicadas restrições, encerramentos ou ajustamentos de funcionamento "sempre que a segurança o justifique".
PUB