Alto responsável do Hamas no Líbano dá conta de negociações em curso para desbloquear atraso na libertação de reféns

RTP /

Em declarações ao canal de televisão libanês Al-Mayadeen, Osama Hamdan, dirigente do Hamas no Líbano, adianta que "há um esforço para resolver as questões" que estão a impedir a troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos.

De acordo com Hamdan, Israel teria violado os termos do acordo mediado pelo Catar ao alvejar civis palestinianos que, na sexta-feira, tentavam alcançar o norte da Faixa de Gaza.

Os israelitas são também acusados de entravar a entrada de colunas de camiões com ajuda humanitária em Gaza. "Houve violações ontem e hoje estão a repetir-se", alegou Osama Hamdan.

Uma outra fonte da cúpula do Hamas, citada pela BBC, afirmou, por outro lado, que Israel terá feito alterações significativas à lista de prisioneiros palestinianos a libertar, acrescentando que as Forças de Defesa do Estado hebraico. Terão também abatido dois palestinianos em Bei Hanoun, em Gaza.

Fonte das autoridades israelitas negou, em declarações à emissora pública britânica, qualquer violação do acordo de cessar-fogo temporário.
PUB