Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Apoios à reconstrução de casas já somam 8.200 pedidos. Montenegro apela a agilidade dos autarcas

Apoios à reconstrução de casas já somam 8.200 pedidos. Montenegro apela a agilidade dos autarcas

RTP /

Em jeito de balanço, para além da gestão da situação do Mondego, e outras sob pressão atmosférica e hidrológica, especialmente na bacia do rio Tejo, e do desenho do PTRR anunciado sexta-feira, Luís Montenegro refere medidas concretas que estão já a chegar às populações.

"Temos hoje mais de 8.200 pedidos" por parte de cidadãos e famílias, a candidatar-se à "ajuda para as suas habitações próprias e permanentes", refere. 

Apoios até 5.000 euros apenas necessitam de uma forografia a documentar o prejuízo sofrido.

Acima desse valor até aos 10.000 haverá necessidade de vistoria, que o primeiro-ministro promete será "rápida" e "ágil por parte das Câmaras Municipais", eventualmente com o auxílio dos presidentes de Junta, a quem Luís Montenegro pede "um complemento de disponibilidade" além do esforço já dispendido nas últimas semanas.

As vistorias "são aquilo que falta para que o dinheiro entre nas contas das pessoas", refere, sublinhabdo que os apoios "já estão a chegar a algumas" pessoas.
PUB