Ataques dos EUA ameaçam "guerra com consequências irreversíveis"

RTP /

A escalada militar no Médio Oriente corre o risco de desencadear uma “guerra com consequências irreversíveis”, afirmou no domingo o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha, após os ataques dos EUA a várias instalações nucleares iranianas.

“A intensificação e o prolongamento das grandes operações militares no Médio Oriente correm o risco de mergulhar a região - e o mundo - numa guerra com consequências irreversíveis”, afirmou a presidente do CICV, Mirjana Spoljaric, em comunicado.

Mirjana Spoljaric apelou a que os civis e o pessoal médico fossem poupados depois de o exército americano ter atingido três instalações nucleares iranianas, juntando-se à campanha de bombardeamento do seu aliado Israel contra o país.

"O mundo não pode absorver uma guerra sem limites. Respeitar o direito internacional humanitário não é uma escolha - é uma obrigação. Os civis devem ser poupados às hostilidades".

Mirjana Spoljaric acrescentou que o pessoal médico e os socorristas devem ser autorizados a realizar o seu trabalho vital em segurança, incluindo o pessoal do Crescente Vermelho iraniano e do Magen David Adom, os serviços médicos de emergência de Israel.

Mirjana Spoljaric disse ainda que o CICV tinha delegações tanto no Irão como em Israel e que estava a mobilizar equipas e provisões para responder às necessidades crescentes.
PUB