EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Autoridades iranianas negam que estejam em negociações com Estados Unidos

Autoridades iranianas negam que estejam em negociações com Estados Unidos

RTP /

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, reafirmou que o Irão não está em negociações com os Estados Unidos, durante uma entrevista divulgada esta quarta-feira pelo canal de televisão Al-Jazeera.

"Estou a receber mensagens diretamente de [enviado especial dos Estados Unidos, Steve) Witkoff, como antes", e "através dos nossos amigos da região e, quando necessário, respondemos a essas mensagens", disse Araghchi.

"Isso não significa que estejamos em negociações", acrescentou o ministro iraniano.

Segundo as autoridades paquistanesas, um plano norte-americano de 15 pontos foi entregue ao Irão em 24 de março, embora o seu conteúdo exato não tenha sido divulgado.

Posteriormente, a agência de notícias iraniana Tasnim afirmou que Teerão respondeu estabelecendo cinco condições para terminar a guerra iniciada por israelitas e norte-americanos.

De acordo com Abbas Araghchi, estas são "meras suposições" de um veículo de comunicação e Teerão "não ofereceu nada em troca".

O ministro iraniano afirmou que há "zero" confiança em Washington, uma vez que os primeiros ataques dos EUA e de Israel ocorreram durante negociações entre os dois lados, tal como já havia acontecido durante a guerra de 12 dias em junho de 2025.

Lusa
PUB