Aviso meteorológico elevado para vermelho

RTP /

O Instituto do Mar e da Atmosfera atualizou para vermelho - o mais grave - o aviso por chuva forte e persistente para o distrito de Setúbal. Há registo de pelo menos uma estrada cortada por causa de uma inundação.

A chuva forte, naquele distrito, deve persistir pelo menos até às 9h00, como explicou à Antena 1 o meteorologista Bruno Café, do IPMA.
O aviso cairá então para laranja até às 12h00. Haverá, contudo, aviso amarelo até domingo devido à agitação marítima, esperando-se "ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros".

Ouvido pela agência Lusa, o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil daquele de Setúbal adiantou que a Estrada Nacional 378, em Fernão Ferro, foi cortada e que os concelhos mais afetados pelos efeitos da depressão Cláudia são Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Até às 7h00, houve alertas para dezenas de ocorrências, entre as quais quedas de árvores e inundações.
Sequência de avisos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera havia emitido avisos laranja para esta quinta-feira em16 distritos de Portugal continental, face à chuva forte.

Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso laranja vigora até às 9h00, devido à "precipitação por vezes forte e persistente".

Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar, até sábado, sob aviso amarelo por diferentes razões, desde a agitação marítima ao vento ou chuva, em períodos diversos.

O aviso laranja é decretado quando se verifica uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado"; o amarelo cobre uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

c/ Lusa
PUB