EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Azerbaijão diz que duas pessoas ficaram feridas por drones iranianos

Azerbaijão diz que duas pessoas ficaram feridas por drones iranianos

RTP /

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão apresentou um protesto oficial à embaixada iraniana depois de dois drones vindos do Irão ter cruzado a fronteira com o Azerbaijão, ferindo duas pessoas no aeroporto de Nakhchivan.

"Este ataque ao território do Azerbaijão contradiz as normas e os princípios do direito internacional e contribui para o aumento das tensões na região", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

"Exigimos que a República Islâmica do Irão esclareça o assunto no mais curto prazo possível, forneça uma explicação e tome as medidas urgentes necessárias para evitar que tais incidentes se repitam no futuro", acrescentou.

O embaixador iraniano em Baku foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para receber uma nota formal de protesto, disse ainda o ministério.

O comunicado refere que o Azerbaijão se reserva o direito de tomar "medidas de resposta apropriadas" contra Teerão.

Segundo Baku, um drone caiu no edifício do terminal do Aeroporto Internacional de Nakhchivan, que fica a aproximadamente dez quilómetros da fronteira com o Irão, e outro drone aterrou perto de um edifício escolar numa aldeia próxima.

Uma fonte próxima do governo do Azerbaijão disse à agência Reuters que um incêndio começou como resultado do incidente. Imagens de vídeo partilhadas pela mesma fonte mostram fumo negro a subir perto do aeroporto e danos na claraboia dentro do edifício do terminal.
PUB