Blinken no Qatar sexta-feira para reuniões sobre o Hamas

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, é esperado no Qatar sexta-feira para reuniões com os líderes qataris sobre o movimento islamista palestiniano em guerra com Israel, confirmaram fontes norte-americanas.

RTP /

Bliken é aguardado igualmente sexta-feira na Jordânia onde deverá reunir-se com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, e com o rei jordano, Abdallah II.

O responsável norte-americano esteve hoje em Israel, tendo repetido garantias dadas pelo presidente Joe Biden de que os Estados Unidos estão "ao lado" dos israelitas na sua guerra contra o Hamas, em retaliação pelo ataque e invasão perpetrados pelo grupo palestiniano.

O Qatar acolhe há uma década um gabinete do Hamas em Doha e forneceu ajudas a Gaza orçadas em milhões de dólares. O Emir do Qatar é por isso considerado crucial nas negociações com o grupo islamita palestinano, considerado terrorista pelos estados Unidos da América e pela União Europeia, além de Israel.

O Emir do Qatar foi por isso recebido em Berlim esta quinta-feira, pelo chanceler alemão Olaf Scholz, que afirmou estar a recorrer "a todos os seus contactos" para impedir uma escalada do conflito entre o Hamas e Israel, assim como a libertção dos reféns sequestrados pelo Hamas.

"Seria irresponsável não utilizar todos os contactos que podem ajudar", tendo em conta a esta "situação dramática", explicou Scholz perante o parlamento alemão.

Durante o encontro em Berlim, os dois líderes "debateram o destino dos reféns, incluindo os cidadãos alemães", de acordo com o gabinete de Scholz. O chanceler exigiu a sua libertação "o mais depressa possível" e reiterou que a Alemanha está "sem reservas ao lado de Israel", país que "tem o direito, em virtude do direito internacional, de se defender e de defender os seus cidadãos".
PUB