Especiais
Cardeal decano espera ver fumo branco esta tarde
O decano do Colégio Cardinalício acredita que fumo branco possa ser visto já esta tarde, indicando nesse caso que indicando que os 133 cardeais eleitores, fechados desde quarta-feira na Capela Sistina, elegeram o sucessor de Francisco.
“Espero que no meu regresso a Roma, esta noite, encontre fumo branco (...) e seja eleito o papa que a Igreja [Católica] e o mundo precisam hoje", disse o cardeal Giovanni Battista Re, em Pompeia, no sul de Itália, onde se deslocou para uma cerimónia religiosa.
O novo líder da Igreja Católica “terá sobretudo de tentar reforçar a fé em Deus neste mundo caracterizado pelo progresso tecnológico, mas no aspeto espiritual nota-se um certo esquecimento de Deus, pelo que é necessário um despertar”, acrescentou o cardeal, lembrando algumas das passagens da homília na missa que antecedeu o início do conclave, na quarta-feira.
Re, de 91 anos, foi responsável por alguns preparativos do conclave, incluindo as congregações gerais de cardeais, bem como por oficiar o funeral do Papa Francisco, que morreu a 21 de abril aos 88 anos, e a missa pré-conclave.
Por ter mais de 80 anos, Re não participa no conclave.
C/Lusa