Casa Branca diz que ataque do Irão a Israel foi "um fracasso enorme e embaraçoso"

por RTP

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, considera que o ataque do Irão a Israel, no sábado, foi um “um fracasso enorme e embaraçoso”.

“Tenho ouvido relatos de que os iranianos planearam falhar, que este fracasso enorme e embaraçoso foi deliberado (...). Tudo isto é categoricamente falso”, disse Kirby esta segunda-feira, acrescentando que a intenção do Irão era “claramente causar destruição e vítimas significativas”.

“Também vi o Irão dizer que lançou alertas para ajudar Israel a preparar as suas defesas e limitar quaisquer danos potenciais. Tudo isso é categoricamente falso”, acrescentou.

“Este ataque falhou porque Israel, os Estados Unidos e uma coligação de outros parceiros comprometidos com a segurança de Israel fizeram com que falhasse”, declarou.

O porta-voz do governo norte-americano esclareceu também que o Irão não forneceu aos EUA detalhes sobre o cronograma do ataque ou potenciais alvos.

Em declarações aos jornalisats, John Kirby disse que os Estados Unidos trocaram mensagens com o Irão, mas nunca receberam qualquer informação sobre o calendário ou os alvos do Irão para o seu ataque lançado no fim de semana.
pub