CDU já faz a festa - Merz diz-se vencedor

RTP /

Merz subiu ao palco entre aplausos, falando de noite histórica, dizendo serem vitoriosos nesta noite eleitoral. As primeiras projeções das eleições legislativas da Alemanha colocam a CDU como a vencedora, com mais de 28,5 por cento.

"Nós ganhámos estas Eleições Federais de 2025", declarou Friederich Merz no primeiro discurso após fecharem as urnas e serem revelados os primeiros resultados provisórios.

Na sede da CDU, o chanceler eleito admitiu que a vitória se deveu ao "trabalho conjunto" da CDU e da SDU.

"Preparámo-nos muito bem para estas eleições e para assumirmos a responsabilidade governamental".


"Os democratas-cristãos vão honrar a sua responsabilidade de formar um governo depois de ganharem as eleições alemãs. O mundo lá fora não está à espera da Alemanha e não está à espera de longas conversações de coligação em negociações".

Friedrich Merz é provavelmente o próximo chanceler da Alemanha e garante saber a responsabilidade que lhe recai nos ombros e a dimensão da tarefa que tem pela frente, nomeadamente depois de uma campanha “muito dura”, e que foi marcadapor economia, imigração e política externa e de segurança.

Ainda assim, o líder conservador está confiante de que vai conseguir “criar um governo capaz de agir nos interesses da Alemanha”, ressalvando que esse executivo tem de ser criadoo quanto antes.

"Precisamos de voltar a funcionar rapidamente, para podermos fazer o que temos a fazer a nível interno e recuperar a nossa presença na Europa, para que o mundo possa ver que a Alemanha está novamente a ser governada de forma fiável", complementou.

"Esta noite vamos festejar e a partir de amanhã de manhã começamos a trabalhar a sério". 
PUB