Cidadão americano com dupla nacionalidade morreu em Gaza

RTP /

Um cidadão americano com dupla nacionalidade, que estava entre as cerca de 240 pessoas apreendidas durante o ataque transfronteiriço de 7 de outubro pelo Hamas no sul de Israel, morreu em cativeiro na Faixa de Gaza, disse um grupo que representa as famílias dos reféns esta sexta-feira.

Gadi Haggai, de 73 anos, também tinha cidadania israelita, segundo o Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos. Com base em várias fontes de informação, um comité nomeado pelo governo israelita tem vindo a declarar alguns reféns mortos à revelia.

O Hamas, em geral, não confirmou estes relatos, mas avisou que "o tempo está a esgotar-se" para os reféns, uma vez que a guerra dos militantes palestinianos com Israel se aproxima da sua 12ª semana.

Segundo uma contagem oficial israelita, 129 pessoas continuam retidas em Gaza depois de as restantes terem sido repatriadas numa trégua em novembro ou recuperadas durante uma ofensiva militar. Dos que ainda se encontram em Gaza, 22 estão mortos, segundo o governo israelita.

O fórum disse que entre cinco e dez dos reféns têm cidadania americana. A Embaixada dos EUA não fez comentários imediatos.
PUB