Conselho de Segurança da ONU aprova resolução que exige ajuda "em grande escala" a Gaza

RTP /

O Conselho de Segurança aprovou esta sexta-feira uma resolução que exige ajuda humanitária a Gaza "em grande escala". Tanto os Estados Unidos como a Rússia se abstiveram. A resolução foi aprovada com 13 votos a favor, nenhum contra e as duas abstenções referidas.

A resolução da ONU exige que "todas as partes autorizem e facilitem a entrega imediata, segura e sem entraves de assistência humanitária em grande escala".

O texto aprovado pede também que sejam utilizadas todas as vias de acesso a Gaza para entrega de combustível, alimentos e equipamento médico em todo o território.

“Sabemos que não é um texto perfeito, sabemos que só um cessar-fogo colocará fim ao sofrimento”
, afirmou a embaixadora dos Emirados Lana Zaki Nusseibeh.

No entanto, esta resolução "responde com ações à situação humanitária desesperada do povo palestiniano” perante o "inferno" do que se está a passar em Gaza.

Inicialmente, a proposta de texto por parte dos Emirados Árabes Unidos fazia referência a uma “cessação urgente e duradoura das hostilidades”. A proposta de resolução evoluiu depois para uma exigência de "suspensão urgente das hostilidade", tendo sido escrita e reescrita várias vezes ao longo dos últimos dias.
PUB