Defesa civil de Gaza anuncia a morte de pelo menos 20 pessoas

RTP /

A Defesa Civil de Gaza declarou que 20 pessoas foram hoje mortas por ataques do exército israelita quando recolhiam ajuda humanitária no território palestiniano devastado pelos bombardeamentos, após mais de vinte meses de guerra.

“Vinte mártires e mais de 200 pessoas feridas pelos disparos da ocupação [exército israelita], algumas em estado grave, foram transferidas” para hospitais da Faixa de Gaza, disse à agência de notícias France presse (AFP) o porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Bassal, acrescentando que estas pessoas estavam reunidas à margem de um local de distribuição de ajuda, cuja abertura aguardavam.

“Esperavam aceder ao centro de ajuda americana em Rafah para obter alimentos, quando a ocupação abriu fogo sobre estas pessoas esfomeadas, perto da rotunda de al-Alam”, no sul da Faixa de Gaza, disse Bassal, acrescentando que o tiroteio ocorreu entre as 05:00 e as 07:30 (02:00 e 04:30 em Lisboa).

As vítimas foram transferidas para os hospitais do sul do território palestiniano, que só estão parcialmente operacionais há vários dias devido aos combates e à escassez de material médico.
PUB