Última Hora
Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais em rio de Lamego

Depressão Joseph na origem de mais de 1.100 ocorrências

Depressão Joseph na origem de mais de 1.100 ocorrências

RTP /

Ouvido pela antena 1, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, fez o balanço dos efeitos da depressão Joseph nas últimas 48 horas. Pelas 6h00, havia registo de 1.104 ocorrências, a maioria na Região Norte, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo: 320 quedas de árvores e 281 colapsos de estruturas, devido ao vento forte, 174 inundações, 160 limpezas de via e 160 movimentos de massa, motivados pela saturação dos solos.O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou entretanto para vermelho o aviso de agitação marítima na quarta-feira.


Esta terça-feira há oito distritos de Portugal continental sob aviso laranja por causa da previsão de queda de neve: Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Há ainda dez distritos debaixo de aviso amarelo por causa da agitação maritima. Entre as 9h00 e as 12h00 passam a laranja. As ondas podem atingir os 12 metros.

Há ainda algumas regiões a amarelo por causa do vento. As rajadas podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Telejornal | 26 de janeiro de 2026Várias zonas do país estão alagadas por causa da chuva forte e, nas próximas horas, a tempestade deverá fazer-se sentir ainda com maior intensidade. Além da chuva, a previsão aponta para vento e agitação maritima fortes.

Em Torres Novas, por causa da subida da água, uma família com uma criança de cinco anos ficou isolada, na localidade de Quinta do Paúl do Boquilobo. A RTP apurou que estas pessoas estão bem de saúde e em permanente contacto com as autoridades.

Por causa da subida da água, foi contudo necessário retirar mais de 400 animais - gado caprino. O único acesso à habitação está alagado, com cerca de meio metro de água acumulado.

Um cargueiro esteve, na segunda-feira, em risco de afundar depois de ter perdido o leme ao largo da Figueira da Foz. A embarcação terá batido no fundo, que tinha areia acumulada. Aguarda agora o reboque.
Açores e Madeira

Nos Açores, as ilhas dos grupos ocidental e central estão sob aviso vermelho por causa da agitação maritíma.

No grupo central o aviso mantém-se até às 20h00 e depois passa a laranja. O grupo ocidental está a vermelho até às 18h00, com ondas que podem mesmo atingir os 19 metros. Há ainda aviso laranja por causa do vento.

As ilhaa do grupo oriental também estão a laranja por causa da ondulação.

Já no arquipélago da Madeira, na costa norte e em Porto Santo, o aviso é por agora amarelo, mas passará a laranja a partir das 15h00. Há também avisos amarelos para a costa sul.
PUB