Durão Barroso: "Juntos fazemos mais pela paz e pela prosperidade na Europa"

RTP /

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso recordou o "momento histórico" da adesão de Portugal à Comunidade Europeia.

"Hoje em dia abusa-se do adjetivo 'histórico', mas a adesão de Portugal à Comunidade Europeia foi realmente um acontecimento histórico, quer na definição do posicionamento externo do nosso país, quer na consolidação do próprio modelo interno do regime político pluralista", sublinhou no seu discurso.

Na visão de Durão Barroso, "a integração europeia de Portugal não diminuiu a sua capacidade de atuação internacional, bem pelo contrário: potenciou e ampliou a sua influência na dimensão atlântica e no espaço dos países de língua portuguesa".

"Embora o principal motivo de adesão não fosse económico mas sim político, a verdade é que Portugal beneficiou imenso com o efeito geral de modernização que a integração europeia representou e com os apoios comunitários recebidos", prosseguiu.

"Juntos fazemos mais pela paz e pela prosperidade na Europa", afirmou o antigo presidente da Comissão Europeia, lembrando que Portugal "em muito contribuiu para o próprio projeto europeu", sendo que "para isso foi necessário um sólido consenso entre as principais forças políticas".

Barroso lembrou ainda que o país "esteve sempre na primeira linha da construção europeia, sendo um dos países fundadores do euro".
PUB