Em direto
Euro2024. Decide-se o grupo C da competição

EUA alertam que Irão será responsabilizado se realizar qualquer ação contra os EUA ou Israel

por RTP

O representante adjunto dos Estados Unidos na ONU alertou este domingo, perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que o Irão irá ser responsabilizado “se tomar medidas contra os EUA ou novas ações contra Israel”.

Robert Wood evocou a necessidade de condenar o ataque do Irão contra Israel, afirmando que o Conselho de Segurança da ONU tem a “obrigação de não deixar as ações do Irão ficarem sem resposta”.

"Nos próximos dias [...] os Estados Unidos vão explorar medidas adicionais para responsabilizar o Irão aqui nas Nações Unidas. De imediato, o Conselho de Segurança deve condenar inequivocamente as ações agressivas do Irão e instar o país e os seus parceiros e aliados a cessarem o seu incumprimento", afirmou Robert Wood durante o seu discurso na reunião de emergência do Conselho de Segurança.

Em todo o caso, Wood sublinhou que os Estados Unidos não querem uma escalada e que as suas ações “têm sido de natureza puramente defensiva”.

“A melhor maneira de evitar uma escalada é uma condenação inequívoca no Conselho de Segurança do ataque sem precedentes e em grande escala do Irão", afirmou.
pub