Explosões junto a centrais nucleares no sul do Irão

Explosões junto a centrais nucleares no sul do Irão

RTP / Adicionar como fonte informativa

Foram ouvidas várias explosões no sul do Irão, incluindo em Bushehr, onde se encontra uma das centrais nucleares iranianas, Konarak e Choghadak, informou a agência semi-oficial Mehr News na quinta-feira.

A agência noticiou três explosões em Konarak, na província de Sistão-Baluchistão, no sul do Irão, região que alberga um porto estratégico no Golfo de Omã.

Habitantes locais relataram ter ouvido explosões na cidade de Bandar Abbas, referiu ainda a Mehr.

Estas explosões ocorrem após a mais recente onda de ataques que atingiu vários locais no sul do Irão, incluindo aeroportos e redes logísticas, bem como a central nuclear de Bushehr. 

Infraestruturas civis, como carris ferroviários, também foram atacadas no norte do Irão.

Estes ataques aconteceram após ameaças de Trump de aumentar a pressão sobre as autoridades iranianas para que regressem à mesa das negociações. Mas as autoridades iranianas afirmam que não cederão à coação dos EUA.

Anteriormente, também se registaram ataques em Ahvaz, no Khuzistão, sul do Irão. Estes ataques coincidem com o funeral e o enterro do falecido ayatollah Ali Khamenei, mortos em bombardeamentos dos EUA e de Israel.
PUB