Forças armadas dos EUA intercetaram pelo menos três petroleiros com bandeira iraniana

Forças armadas dos EUA intercetaram pelo menos três petroleiros com bandeira iraniana

RTP /

Fontes marítimas e de segurança disseram esta quarta-feira que as forças armadas dos EUA intercetaram pelo menos três petroleiros com bandeira iraniana em águas asiáticas e estão a redirecioná-los para longe das suas posições próximas da Índia, Malásia e Sri Lanka.

Washington impôs um bloqueio ao comércio marítimo do Irão, enquanto o Irão disparou contra navios para os impedir de navegar pelo estreito de Ormuz, à entrada do Golfo Pérsico. Quase dois meses após o início da guerra entre os EUA e Israel contra o Irão, há poucos sinais de retoma das conversações de paz no meio de um cessar-fogo instável.

O encerramento do estreito interrompeu o fornecimento de um quinto das reservas mundiais de petróleo e gás e provocou uma crise energética mundial. As forças norte-americanas apreenderam um navio cargueiro e um petroleiro iranianos nos últimos dias. O Irão afirmou ter capturado dois navios porta-contentores que tentavam sair do Golfo Pérsico através do Estreito de Ormuz na quarta-feira, depois de ter disparado contra eles e contra outra embarcação, as suas primeiras apreensões desde o início da guerra.

Os EUA desviaram pelo menos mais três petroleiros de bandeira iraniana nos últimos dias, de acordo com duas fontes do setor marítimo norte-americano e indiano e duas fontes separadas de segurança marítima ocidental que falaram à Reuters na quarta-feira.

Os militares norte-americanos não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre as interceções.

Uma das embarcações era o superpetroleiro Deep Sea, de bandeira iraniana, que estava parcialmente carregado com crude e foi visto pela última vez no seu transponder de seguimento público na costa da Malásia há uma semana, de acordo com as fontes e dados de seguimento de navios na plataforma MarineTraffic.

O mais pequeno Sevin, também de bandeira iraniana, com uma capacidade máxima de 1 milhão de barris e que transportava 65% da sua carga, foi também intercetado. O navio foi visto pela última vez na costa da Malásia há um mês, segundo dados de rastreio de navios.

O superpetroleiro Dorena, de bandeira iraniana, também foi intercetado, totalmente carregado com 2 milhões de barris de crude, e visto pela última vez na costa sul da Índia há três dias, de acordo com fontes e dados de rastreio de navios na plataforma MarineTraffic.

O Comando Central dos EUA afirmou na quarta-feira, numa publicação no X, que o Dorena estava sob escolta de um contratorpedeiro da Marinha dos EUA no Oceano Índico, depois de tentar violar o bloqueio.

Fontes do setor marítimo disseram que as forças norte-americanas podem ter intercetado o petroleiro Derya, de bandeira iraniana. O navio não conseguiu descarregar a sua carga de petróleo iraniano na Índia antes de uma isenção americana para compras de petróleo bruto iraniano expirar no domingo. Este navio foi visto pela última vez na costa oeste da Índia na sexta-feira, de acordo com dados da MarineTraffic.

O Comando Central dos EUA afirmou na quarta-feira que, desde o início do bloqueio contra os navios que entram ou saem dos portos iranianos, as forças norte-americanas ordenaram o regresso de 29 embarcações ao porto.

Os militares norte-americanos não divulgaram a lista completa dos navios intercetados e não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o Deyra e o Deep Sea.

Uma terceira fonte de segurança marítima afirmou que os militares norte-americanos procuravam atingir navios iranianos longe do Estreito de Ormuz e em mar aberto para evitar o risco de minas flutuantes durante as operações.
PUB