Governo israelita diz que não pode confirmar se crianças foram decapitadas pelo Hamas

RTP /

O governo israelita não confirma a alegação de que crianças foram decapitadas durante o ataque do Hamas no sábado, disse uma autoridade israelita à CNN, contradizendo uma declaração pública anterior do gabinete do primeiro-ministro.

“Houve casos de militantes do Hamas que cometeram decapitações e outras atrocidades ao estilo do ISIS [Estado Islâmico]. No entanto, não podemos confirmar se as vítimas eram homens ou mulheres, soldados ou civis, adultos ou crianças”, disse o responsável.

A notícia de que crianças foram decapitadas em Kfar Aza, no sul de Israel, foi divulgadaa esta terça-feira pelos meios de comunicação israelitas. As Forças de Defesa de Israel (IDF) mais tarde descreveram a cena como um “massacre”.

Esta quarta-feira, o Hamas voltou a desmentir ter decapitado crianças, depois de o presidente dos Estados Unidos ter dito que viu imagens “de terroristas a decapitar crianças”.

“Mostrem-nos uma imagem de que o Hamas matou civis, de que o Hamas matou crianças, de que o Hamas matou mulheres. Não matamos civis”, disse Ghazi Hamad, membro do gabinete político do Hamas.

A Casa Branca também já veio esclarecer que Joe Biden não viu fotografias concretas e que os responsáveis norte-americanos “não confirmaram esses relatos de forma independente”.

PUB