Guarda. Frente com três quilómetros avança de Figueira de Castelo Rodrigo para Almeida

Em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, o incêndio rural que começou na tarde desta quarta-feira tem uma frente ativa com "cerca de três quilómetros" entre a localidade de Cinco Vilas e o limite do concelho de Almeida. Segundo o autarca, a atuação dos meios aéreos evitaram "o pior".

RTP /

"A situação está mais ou menos controlada. Os meios aéreos foram fundamentais, tivemos 11 aeronaves a atuar durante a tarde e isso ajudou o trabalho dos operacionais e da população no terreno", disse à Lusa o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condessa.

Até ao momento, o autarca estima que só tenham ardido mato e alguns sobreiros: "felizmente, foram poupados amendoais, olivais e vinhas, graças à pronta atuação de bombeiros, populares e meios aéreos", afirmou.

Carlos Condesso explica que o fogo está a dirigir-se para o concelho de Almeida: "o incêndio avançou pela margem do rio Côa, no sentido norte-sul, e está a dirigir-se para o concelho de Almeida, que alcançará se passar o rio".
PUB