Especiais
Guerra tem de "seguir o seu curso". Trump recomenda a Israel que invista em "relações públicas"
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que a guerra entre Israel e o Hamas "tem de seguir o seu curso", numa opinião mais passiva do que os seus oponente na corrida pela nomeação do Partido Republicano à Casa Branca, que têm defendido que Israel tem carta branca para "resolver a questão de uma vez por todas".
"Temos uma guerra que se está a desenrolar e provavelmente vamos ter de deixar isto seguir o seu curso", afirmou Trump em entrevista à Univision. "Provavelmente teremos de deixar seguir o seu curso por estão a morrer muitas pessoas", acrescentou.
O ex-presidente repetiu a ideia de que o ataque do Hamas a 7 de outubro último não teria ocorrido se ele estivesse no cargo devido à sua política para com o Irão, referindo que "teríamos sido capazes de lidar com o Irão", que estava "falido" depois da sua campanha de pressão máxima. "Estávamos aliás a lidar bem com o Irão" antes da sua derrota de 2020, alegou.
"O Irão não tinha o dinheiro, porque é o Irão que está a liderar isto. E só idiotas dirão que isso não é verdade. Têm estado a liderar isto. São muito enganosos, muito espertos, muito ardilosos. Têm liderado isto e tem de parar", argumentou ainda Donald Trump.
"Não há ódio como o palestiniano contra Israel e o povo judeu. E provavelmente também o inverso; não sei", continuou o ex-presidente. "Não será tão óbvio mas provavelmente também o é" [profundo]. "Por isso por vezes temos de deixar as coisas correrem e ver onde vão desembocar".
Donald Trump considerou ainda que Israel tem de investir mais na sua imagem. "Tem de trabalhar melhor na frente das relações públicas porque, francamente, o outro lado está a vencê-los nessa frente", recomendou.