Especiais
Guterres apela a todas as partes para que deem "uma oportunidade à paz"
O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou a todas as partes envolvidas na guerra entre o Irão e Israel, e às “partes potenciais”, para que deem “uma oportunidade à paz”.
"Há momentos em que as escolhas que se nos deparam não são apenas importantes, são decisivas. Momentos em que a direção tomada determinará não só o destino das nações, mas potencialmente o nosso futuro coletivo. Estamos num desses momentos", afirmou numa reunião do Conselho de Segurança.
“Para as partes em conflito, para as potenciais partes em conflito e para o Conselho de Segurança, que representa a comunidade internacional, tenho uma mensagem simples e clara: deem uma oportunidade à paz”, apelou.
António Guterres mostrou-se alarmado com a escalada da guerra entre o Irão e Israel.
"Não estamos a ser empurrados para a crise, estamos a precipitar-nos para ela. Não estamos a assistir a incidentes isolados, estamos a caminho de um potencial caos", alertou.
"Não vamos olhar para trás um dia, para este momento decisivo, com arrependimento. Vamos atuar, de forma responsável e em conjunto, para afastar a região, e o mundo, do precipício".