Internet parcialmente restabelecida no Irão

RTP /

A internet foi parcialmente restabelecida no Irão no sábado, dois dias depois de Teerão ter imposto um apagão devido à sua guerra com Israel, disse a NetBlocks, uma organização de monitorização da Internet com sede em Londres.

“As medições mostram um restabelecimento parcial da ligação à internet no Irão, após um apagão imposto pelo governo de cerca de 62 horas”, anunciou a NetBlocks nas redes sociais.

“No entanto, o acesso continua a ser restrito em algumas áreas e a conetividade geral permanece abaixo dos níveis normais”, acrescentou a organização de vigilância da internet.

No início da semana, as autoridades governamentais tinham desligado os serviços telefónicos e de internet para os mais de 90 milhões de pessoas que vivem no Irão, invocando ameaças de cibersegurança provenientes de Israel. A interrupção mais extensa desde os protestos antigovernamentais em grande escala de 2019.

O acesso à internet permaneceu muito instável e limitado em Teerão no sábado, com ligações lentas e muitos sites ainda inacessíveis, segundo jornalistas da AFP.

No Irão, as pessoas que fogem dos ataques israelitas descreveram cenas assustadoras e condições de vida difíceis, incluindo escassez de alimentos e acesso limitado à internet.
PUB