Irão. Pelo menos 128 mortos em ataques israelitas na sexta-feira e no sábado

RTP /

Pelo menos 128 pessoas foram mortas no Irão, incluindo mulheres e crianças, e cerca de 900 ficaram feridas em ataques israelitas na sexta-feira e no sábado, noticiaram os meios de comunicação iranianos no domingo.

O jornal Etemad, citando o Ministério da Saúde iraniano, estimou o número de mortos em "ataques militares" em "128", incluindo "40 mulheres" e "um número significativo" de crianças, além de "cerca de 900 feridos hospitalizados".

O porta-voz do Ministério, Hossein Kermanpour, indicou que os números são muito provisórios, dado que as equipas de resgate ainda estão a vasculhar os escombros, de acordo com a imprensa iraniana.

Dos cerca de 900 feridos hospitalizados, cerca de 230 já tiveram alta, acrescentou o porta-voz.

A guerra entre Israel e o Irão, desencadeada na madrugada de 13 de junho por bombardeamentos israelitas que visaram instalações militares e nucleares iranianas, matando lideranças militares, cientistas e civis.

Entre os mortos, contam-se pelo menos 15 oficiais superiores, confirmados por Teerão, incluindo o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Mohamad Hossein Baqari, o comandante-chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, e o chefe da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, general Amir Ali Hajizadeh.
PUB