Israel acusa Hamas de estar a fazer “manipulação psicológica” com a libertação de reféns

RTP /

O ministro da Defesa de Israel acusou o Hamas de estar a fazer “manipulação psicológica” em relação aos reféns, depois de o movimento islâmico palestiniano ter afirmado que estava pronto para libertar os reféns em troca de todos os prisioneiros palestinianos detidos em Israel.

“As histórias publicadas pelo Hamas fazem parte da sua manipulação psicológica e pesam muito sobre toda a nação de Israel. O Hamas usa cinicamente aqueles com quem nos importamos, ele percebe a dor e a pressão que isso causa”, disse Yoav Gallant.

Gallant acrescentou que a recente intensificação dos ataques israelitas faz parte dos esforços para resgatar os reféns. “Se o Hamas não sentir pressão militar, nada vai avançar. Eles estão à procura do colapso da sociedade israelita a partir de dentro e usam os reféns desta forma brutal", afirmou.

O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinouar, disse no sábado que estava pronto para concluir “imediatamente” uma troca dos reféns que o seu grupo detém por “todos os prisioneiros palestinianos” detidos por Israel.

De acordo com os últimos dados das autoridades israelitas, cerca de 230 reféns raptados por pelo Hamas durante o ataque de 7 de Outubro estão detidos na Faixa de Gaza.
PUB