Especiais
Israel avisa que não pode garantir segurança de jornalistas em Gaza
O exército israelita advertiu os jornalistas presentes em Gaza de que não poderão garantir a sua segurança durante a ofensiva lançada esta noite.
O aviso foi dirigido especialmente às Agências Reuters e France Presse, em carta enviada esta semana às organizações, depois destas terem procurado garantir que os seus jornalistas não seriam alvos dos ataues israelitas.
"As Forças de Defesa de Israel está a alvejar toda a atividade militar do Hamas em toda Gaza", referiu a carta, acrescentando que o Hamas colocou deliberadamente as suas operações militares "perto de jornalistas e de civis".
As FDI sublinharam ainda que os bombardeamentos de alta intensidade contra os alvos do Hamas, poderia causar estragos aos edifícios vizinhos e que os morteiros lançados pelo grupo podem explodir no ar e causar ferimentos em quem se encontre em Gaza.
"Sob estas circunstâncias, não podemos garantir a segurança dos vossos funcionários e apelamos nos termos mais fortes que adotem as medidas necessárias para a sua segurança", aconselha ainda a missiva.