Em direto
Debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República

Israel e flotilha divulgam vídeo de comunicações no momento da interceção

O Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros divulgou um vídeo que supostamente mostra um oficial da marinha israelita a instruir a flotilha a mudar o seu curso para o porto israelita de Ashdod, "onde a ajuda passará por uma inspeção de segurança" antes de ser transferida para Gaza.

RTP /

Por sua vez, a flotilha Global Sumud divulgou o seu próprio vídeo onde mostra uma resposta do membro do comité de direção Thiago Avila.

“Vocês dizem que estamos a entrar numa zona de guerra ativa. Vocês estão a dizer que estamos a entrar num lugar onde vocês estão a cometer crimes de guerra”, diz Ávila.

“Isso é contra o direito internacional. Mais uma vez, o Tribunal Internacional de Justiça emitiu uma decisão provisória de que qualquer tentativa de travar uma missão humanitária a Gaza é proibida pelo direito internacional, e [a flotilha] está a atender ao pedido de responsabilizá-los pelo crime de genocídio”, acrescenta.
PUB