Especiais
Jens Stoltenberg. Resposta de Israel ao Hamas deve ser "proporcional"
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou esta quarta-feira que o direito à defesa por parte de Israel não pode permitir uma resposta indiscriminada.
"Espero, claro, que quando assistirmos à resposta israelita,l esta seja proporcional. É importante que, enquanto este conflito se desenrolar façamos tudo o que for possíve kpara evitar a perda de vítimas civis inocentes", afirmou Stoltenberg em declarações à imprensa, na conclusão do primeiro dia de trabalhos dos ministros de Defesa dos países membros da NATO, que decorre em Bruxelas.
Israel cortou o fornecimento de bens essenciais como eletricidade, água e medicamentos à Faixa de Gaza, em resposta à oifensiva do Hamas, que invadiu território israelita no passado sábado e que provocou mais de mil mortos em Israel.
O exército israelita tem estado a bombardear alvos em Gaza, em retaliação, e espera-se a qualquer momento o início de uma operação militare terrestre de grandes dimensões.
"Israel tem o direito de se defender e sofreu horríveis ataques terroristas no fim de semana, com muitos civis mortos", defendeu Stoltenberg.
"Também espero que, claro, quando assistirmos à resposta israelita, esta seja proporcional. É importante que, enquanto este conflito se desenrolar, façamos todo o possível para evitar a perda de vidas civis inocentes", disse o secretário-geral da NATO.
com Lusa