Joe Biden exorta todas as partes a deixar entrar ajuda humanitária

RTP /

Depois do secretário-geral da ONU e de cinco agências humanitárias das Nações Unidas apelarem à entrada ininterrupta de ajuda na Faixa de Gaza e ao acesso irrestrito ao enclave, para socorrer as populações e evitar uma "catástrofe", o presidente dos Estados Unidos veio apelar a um entendimento em nome da urgência humanitária.

"Fui claro desde o início desta crise, tanto nas minhas declarações oficiais como em encontros privados: a ajuda humanitária é uma necessidade crucial e urgente e deve continuar a ser encaminhada", declarou Joe Biden em comunicado difundido pela Casa Branca, exortando todas as partes a deixar entrar a ajuda.

Um primeiro comboio de 20 camiões com auxílio médico foi autorizado a atravessar a fronteira egipcia em Rafah. A ONU diz que são necessários muitos mais camiões de auxílio, pelo menos 100 por dia.

O desbloqueio destes 20 camiões foi anunciado pelo próprio Joe Biden, depois de uma longa conversa telefónica com o presidente egipcio al-Sisi durante o regresso do líder norte-americano a Washongton após uma breve visita de oirto horas a Israel.
PUB