Especiais
Macron questiona Netanyahu sobre as "perdas civis demasiado numerosas" em Gaza
O presidente francês manifestou ao primeiro-ministro de Israel a "sua grande preocupação quanto ao aumento das violências contra os civis palestinianos", tanto em Gaza como na Cisjordânia, apelando Benjamin Netanyahu a "fazer tudo para evitar o alargamento destas violências e a manter a calma".
Emmanuel Macron interpelou Netanyahu sobre as "perdas civis demasiado numerosas", recordando-lhe a "necessidade absoluta de distinguir os terroristas da população", anunciou o Eliseu. "Repetiu ainda a importância de instaurar uma trégua humanitária imediata que leve a um cessar-fogo", frisando a necessidade de evitar o alastrar do conflito, nomeadamente ao Líbano, onde a guerrilha xiita do Hezbollah tem multiplicado os ataques às forças israelitas, acrescentou a presidência francesa.
O chefe de estado francês falou igualmente sobre estas questões com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmmoud Abbas, junto de quem denunciou as "violências" cometidas "contra os civis palestinianos" na Cisjordânia.
Emmanuel Macron lembrou ainda a Abbas a necessidade da Autoridade Palestiniana e dos países da região condenarem sem equívocos e com a maior firmeza, os ataques terroristas do Hamas em Israel dia 7 de outubro, algo que Abbas ainda não fez.
O presidente francês também referiu a Netanyahu a disponibilidade do envio de ajuda humanitária da França, incluindo material hospitalar, e a possibilidade para as "crianças feridas ou doentes" de Gaza serem acolhidas em hospitais franceses caso seja "útil e necessário".
"O primeiro-ministro israelita reiterou o seu apoio para que a França amplifique a sua ajuda humanitária em benefício dos civis de Gaza", precisou o Eliseu.
com Lusa
"O primeiro-ministro israelita reiterou o seu apoio para que a França amplifique a sua ajuda humanitária em benefício dos civis de Gaza", precisou o Eliseu.
com Lusa