EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Media norte-americanos avançam que exército dos EUA vai enviar tropas adicionais para o Médio Oriente

Media norte-americanos avançam que exército dos EUA vai enviar tropas adicionais para o Médio Oriente

Segundo os meios de comunicação norte-americanos, o Exército dos EUA vai enviar tropas adicionais do Corpo de Fuzileiros Navais para o Médio Oriente, o que pode significar uma possível operação terrestre no Irão após três semanas de combates.

RTP /

Esta informação surge numa altura em que, de acordo com o Axios, o presidente Trump e o seu governo ponderam tomar a Ilha de Kharg, de onde partem aproximadamente 90% das exportações de crude do Irão, de forma a forçar Teerão a reabrir o Estreito de Ormuz.

O Wall Street Journal refere que Washington enviará para a região entre 2.200 a 2.500 fuzileiros navais baseados na Califórnia, capazes de realizar operações anfíbias.

A CNN, citando também fontes militares anónimas, afirmou que milhares de fuzileiros e marinheiros serão enviados para a região.

Os meios de comunicação norte-americanos já tinham noticiado na semana passada um outro destacamento para o Médio Oriente, envolvendo três navios e 2.500 fuzileiros, baseados no Japão.

O envio de tropas levanta a questão sobre uma possível operação terrestre no Irão após três semanas de combates, embora Trump tenha garantido, na quinta-feira, que os EUA não iam enviar tropas para o Irão.
PUB