EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Meio milhar de produtores "muito afetados"

Meio milhar de produtores "muito afetados"

RTP /

Pelo menos 500 produtores ficaram "muito afetados" após a passagem da depressão Kristin pelo vale do Lis. Multiplicam-se os casos de estruturas danificadas e culturas alagadas. O número é avançado pelo secretário-geral da Associação de Regantes e Beneficiários, citado pela Lusa.

"Temos pelo menos 500 produtores muito afetados com toda esta questão, com as estruturas afetadas e agora com as culturas que tinham no campo submersas, porque o rio Lis rebentou já em vários locais e inundou os campos adjacentes e tudo está é inundado", descreveu Henrique Damásio.

No Vale do Lis há estufas, um "viveiro muito grande", explorações com cavalos, armazéns e muitas culturas, sobretudo de milho e hortícolas, arroz, pastagens e fruteiras. Os prejuízos ascenderão a "muitos milhões" de euros.No vale do Lis, dos 2.145 hectares, 1.800 estão submersos.


"Para fazer uma intervenção no Rio Lis que estava prevista antes de esta história acontecer (para regularização do leito e das margens), eram 3,5 milhões de euros. Isso era numa condição de que não tivesse havido destruição. Agora, com a destruição, nem sequer consigo imaginar qual o valor", apontou o responsável da Associação de Regantes e Beneficiários.

c/ Lusa
PUB