Milhares de marinheiros retidos no Golfo Pérsico

Milhares de marinheiros retidos no Golfo Pérsico

RTP /

O responsável da Organização Marítima Internacional (OMI), a agência marítima da ONU fez um apelo de ajuda para os milhares de marinheiros retidos no Golfo Pérsico devido ao encerramento efetivo do Estreito de Ormuz.

Cerca de 20 mil marinheiros e dois mil navios estão retidos desde os ataques conjuntos entre os EUA e Israel contra o Irão, a 28 de fevereiro, segundo a Organização Marítima Internacional (OMI).

A agência informou que pelo menos 10 marinheiros foram mortos e vários outros ficaram gravemente feridos em ataques a embarcações comerciais desde o início do conflito.

O secretário-geral da OMI, Arsenio Dominguez, afirmou que a agência está a trabalhar num plano de evacuação para os navios retidos, mas que só poderá ser implementado quando houver sinais claros de desescalada.
PUB