EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Ministra adverte para novo agravamento do estado do tempo no Norte e no Centro

Ministra adverte para novo agravamento do estado do tempo no Norte e no Centro

RTP /

Durante uma visita às zonas afetadas pela depressão Kristin em Alcácer do Sal, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, alertou para as previsões de agravamento do quadro meteorológico na próxima semana, desde logo nas regiões Norte e Centro.

"Estamos principalmente preocupados com o Norte e o Centro e também o Tejo, mais do que aqui, aqui também vai chover e também vai ter problemas, mas lá vai chover muito", afirmou a governante, para descrever em seguida um cenário de chuva intensa e agitação marítima.

O Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente têm estado a levar a cabo descargas preventivas e controladas nas barragens há já mais de 15 dias. O objetivo é diminuir o "volume para acomodar a grande pluviosidade que vem na próxima semana".

"Estamos a fazer isto já há várias semanas, em coordenação com a Espanha e com as hidroelétricas, a quem agradecemos por terem acedido aos nossos pedidos para colaborar nestas descargas preventivas e, portanto, temos uma preocupação enorme em relação às barragens", reforçou Maria da Graça Carvalho.A preocupação das autoridades incide, em particular, nas regiões do Mondego, Douro, Águeda e Tejo.

A ministra deixou ainda um apelo às populações de zonas consideradas vulneráveis a cheias para que removam bens, animais e viaturas.

Recorde-se que o Governo decretou a situação de calamidade, para cerca de 60 municípios, entre as 0h00 de quarta-feira e as 23h59 de domingo. Em Vila de Rei, ao início da tarde deste sábado, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou que o número de concelhos abrangidos pode vir a aumentar nos próximos dias.
PUB