"Não nos enganámos nem enganámos os portugueses", diz Pedro Duarte

por RTP

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, diz que “este debate é um embuste porque resulta de uma tática utilizada por quem anunciou que o tempo das táticas tinha acabado”.

“A tática é transformar uma notícia boa numa notícia má”, continua, afirmando que “a notícia boa é que os portugueses terão uma descida no IRS de 1500 milhões de euros”.

“A AD está a cumprir de forma rigorosa aquilo que prometeu na campanha eleitoral. Prometemos um alívio fiscal com sentido de responsabilidade. Nunca falámos de choque fiscal porque respeitamos o equilíbrio orçamental”, esclareceu.

“Prometemos uma redução de 1500 milhões de euros e não nos enganámos no valor, não mentimos, não fizemos de conta. Ou se quiser, senhor deputado André Ventura, prometemos 3000 milhões de euros, se somarmos o IRS Jovem e isenções nos prémios de produtividade”, declarou.

“É cristalino. Não nos enganámos nem enganámos os portugueses”, assegurou.

Respondendo a Mariana Mortágua, Pedro Duarte diz que o Governo “não mentiu aos jornalistas”. “Também não quebramos uma relação de confiança com o país, como disse a deputada Alexandra Leitão”.

“Pelo contrário, ao cumprir o que prometemos, reforçamos a nossa relação de confiança com o país”, acrescentou.

"Como demonstra este primeiro mês, agora que a AD está no Governo os impostos estão a descer. Alguns acharão que é pouco. Para esses eu diria que há uma boa solução: votem favoravelmente esta, mas também as outras descidas de impostos, porque é essas que continuaremos a fazer", concluiu.
pub