Netanyahu apela ao mundo para se unir para derrotar o Hamas

por RTP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apelou ao mundo para que se una para derrotar o Hamas durante uma conferência de imprensa conjunta com o chanceler alemão visitante, Olaf Scholz.

Netanyahu acusou ainda o Hamas de querer "ter os cidadãos de Gaza como escudo humano".

"A selvageria que testemunhámos perpetrada pelos assassinos do Hamas que saíram de Gaza foram os piores crimes cometidos contra os judeus desde o Holocausto", afirmou o chefe de Governo de Israel.

Olaf Scholz, por sua vez, disse que o dever da Alemanha é "defender a existência do Estado de Israel".

O chanceler alemão, que visita Telavive para mostrar solidariedade a Israel, disse que estava "em visita a amigos em tempos difíceis", citou a Deutsche Welle.

"Como disse no parlamento na semana passada, só pode haver um lugar para a Alemanha em tempos difíceis: ao lado de Israel. A segurança de Israel e dos seus cidadãos é a razão de Estado da Alemanha. E o parlamento alemão apoia esta posição por unanimidade", reiterou Scholz.

O chanceler alemão observou ainda que a história da Alemanha e o seu papel "na sequência do Holocausto significa que é nosso dever defender a existência do Estado de Israel".

"Condenamos nos termos mais veementes os ataques sanguinários perpetrados pelos terroristas do Hamas. O terror brutal contra civis inocentes, a execução de cidadãos indefesos, o assassinato de bebés, o rapto de mulheres, homens e crianças, a humilhação e apresentação de sobreviventes do Holocausto – faz-nos gelar o sangue".
pub