Nuclear: Omã anuncia desistência das negociações entre Irão e EUA este domingo

RTP /

As negociações entre o Irão e os EUA sobre o programa nuclear de Teerão, que deveriam prosseguir este domingo em Mascate, sob o patrocínio de Omã, não se irão realizar, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr Albusaidi, na rede X.

O governante ressalvou que "a diplomacia e o diálogo continuam a ser o único caminho para uma paz duradoura".

A declaração de Albusaidi surgiu um dia depois de Israel ter lançado uma ofensiva aérea abrangente contra o Irão, matando comandantes e cientistas e bombardeando instalações nucleares numa tentativa declarada de impedir o país de construir uma arma atómica.

O Irão já tinha dito que o encontro não fazia sentido depois dos ataques israelitas de sexta-feira, apesar dos EUA continuarem a mostrar-se disponíveis para prosseguir os esforços de acordo.

A Administração Trump tinha dado a Teerão 60 dias para chegar a acordo sobre o programa atómico, prazo que terminou quinta-feira passada.

Este sábado, o presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, considerou que o apoio dos EUA a Israel na defesa dos ataques retaliatórios iranianos, durante negociações, mostrou a "desonestidade" dos EUA.
PUB