Número de mortos na Faixa de Gaza aumenta para 20.424

RTP /

O número de mortes provocadas pelas contraofensiva israelita na Faixa de Gaza, desde 7 de outubro, ascendeu este domingo a 20.424, segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde local. O total de feridos, para o mesmo período. é de 54.036.

Estima-se que mais de 70 por cento dos mortos sejam civis, incluindo mais de oito mil crianças. Perto de 7.500 corpos estarão ainda debaixo de escombros.

Nas últimas 24 horas, morreram 166 pessoas e outras 384 ficaram feridas.
Movimentações das forças israelitas

A agência palestiniana Wafa adianta que o exército israelita prosseguiu, nas últimas horas, "implacáveis ataques aéreos a zonas residenciais em várias regiões da Faixa de Gaza", designadamente em Khan Younis, no sul, e em Jabalia, o maior campo de refugiados do norte de Gaza.

Um bombardeamento aéreo próximo da escola Al Rafii, em Jabalia, causou dezenas de vítimas, tal como ataques análogos nos bairros de Saftawi, Shaykh Radwan, Tuffah, Daraj e Rimal na cidade de Gaza.

No centro da Faixa de Gaza, um civil foi morto e outros ficaram feridos quando caças israelitas atingiram uma casa no campo de refugiados de Bureij.

Israel ordenou a evacuação de oito cidades da província central e ordenou aos residentes que se deslocassem para Deir al-Balah, onde, de acordo com fontes palestinianas citadas pelas agências internacionais, ocorreram cinco morticínios desde sexta-feira, que provocaram as mortes de 28 pessoas e ferimentos a 88.
PUB