O fim do escrutínio

por RTP

No primeiro dia, foram apurados mais de 147 mil votos no Centro de Congressos de Lisboa. Na terça-feira, foram mais 117 mil. Há ainda algumas dezenas de milhares de votos por contar.

As remessas de boletins de voto continuam a chegar esta quarta-feira, por correio, até às 17h00. De acordo com os prazos legais, os resultados oficiais só vão ser publicados em Diário da República na sexta-feira. Mas a distribuição dos quatro mandatos destes círculos eleitorais deverá ser conhecida já na próxima noite.

O Chega deverá mesmo eleger dois deputados pelos círculos eleitorais da emigração - um pela Europa e outro pelo círculo fora de Europa. Os votos dos portugueses que residem no continente europeu deverão resultar na eleição de um deputado do partido de André Ventura e outro do PS. Já os votos de quem votou no resto do mundo, a manter-se a tendência dos últimos dias, dará lugar a um mandato para o Chega e outro para a Aliança Democrática.

A reeleição do ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, está assim em risco.

O porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, já veio indicar que os resultados não devem ser conhecidos antes das 19h00.
Última audiência em Belém

O presidente da república recebe também esta quarta-feira o número um da Aliança Democrática. A coligação que junta PSD, CDS e PPM é a última força política a ir ao Palácio de Belém.

A ronda de audiências com os partidos que elegeram deputados começou na semana passada.

No final da reunião, Luís Montenegro deverá ser indigitado para formar governo. 
Convergências à esquerda
Bloco de Esquerda e PAN vão reúnem-se esta quarta-feira num primeiro encontro das esquerdas. O repto foi lançado por Mariana Mortágua na sequência do ato eleitoral.

Todos os partidos aceitaram o convite da coordenadora do Bloco.

O primeiro encontro vai decorrer na sede do PAN com a presença de Mariana Mortágua e de Inês Sousa Real As reuniões com PS, PCP e Livre ainda não têm data marcada.
pub