Oitenta mil pessoas fugiram do norte de Gaza através de um corredor de retirada

RTP /

O gabinete israelita de Coordenação para as Atividades Governamentais nos Territórios da Palestina anunciou que mais de 80 mil pessoas utilizaram esta quinta-feira um corredor de retirada para fugir dos combates no norte do enclave.

Os números, impossíveis de verificar por outras fontes, implicam um aumento relativamente aos 50 mil anunciados pelas Forças de Defesa de Israel na quarta-feira.

O corredor de retirada "está a resultar", saudou o porta-voz das FDI.

Israel tem estado a abrir estes corredores para permitir a saída dos habitantes de Gaza da zona norte e da cidade de Gaza para o sul do enclave, enquanto prosseguem os combates entre as milícias do grupo islamita Hamas e as tropas israelitas, bem como os fortes bombardeamentos.

Hoje, através da Casa Branca, a ala militar israelita formalizou estas ações, com o anúncio de abertura de dois corredores de norte para sul e de períodos de pausa das ações militares por quatro horas em áreas específicas, anunciados previamente.

Tréguas e cessar-fogo generalizados estão para já postos de parte, com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu a repetir que tal só se irá dar quando os 240 reféns na posse do Hamas forem libertados.
PUB