ONU. Necessários 100 camiões por dia em ajuda humanitária

RTP /

O responsável das Nações Unidas para as situações de emergência humanitária afirmou esta quarta-feira à CNN Europa que, quando a ajuda a Gaza for autorizada a passar a fronteira do Egito, ela deverá ser "consistente", na ordem de "100 camiões por dia", e rodeada de fortes medidas de segurança.

"Devemos começar com um número significatico de camiões e devemos atingir os 100 camiões por dia, era já anteriormente o caso do programa de auxílio a Gaza", explicou Martin Griffiths.

O responsável lamentou ainda as negociações "incrivelmente detalhadas com as partes", para implementar as modalidade de entrada e de distribuição da ajuda.

Griffiths afirmou ainda que há ainda muito trabalho pela frente.

Em entrevista ao Washington Posto, a partir do Cairo, o líder das operações humanitárias das Nações Unidas considerou também "uma boa notícia", o acordo que o presidente dos Estados Unidos negociou com o primeiro-ministro de Israel, que levou à autorização de entrada do auxílio na Faixa de Gaza, num alívio ao cerco imposto desde 7 de outubro.

A ajuda necessita contudo de ser entregue "à escala, de forma repetitiva e congruente", afirmou, e as agências humanitárias necessitam de garantias por parte de Israel de que os comboios e locais de distribuição não serão alvejados.

As agências necessitam por isso de "ser envolvidas na avaliação se determinados locais são seguros ou não, e idealmente, normalmente, quando todas as partes se comprometeram a respeitar a segurança desses locais", explicou Griffiths.

Locais como hospitais necessitam ainda de ser identificados de forma a que nenhuma das partes os atinja, afirmou.
PUB