Panfleto em Gaza avisa quem ficou no norte que será tido como "associado de terroristas"

RTP /

A Sky News analisou imagens de um pnafleto alegadamente posto a circular pelas Forças Armadas de Israel, com um aviso aos habitantes do norte de Gaza que não tenham migrado para o sul.

A tradução pedida pela televisão britânica refere o texto como sendo "Aviso urgente aos cidadãos da Faixa de Gaza. A vossa presença a norte de Wadi Gaza coloca a vossa vida em perigo."

"Quem quer que escolha não se retirar do norte da Faixa para sul de Wadi Gaza, será tido como um associado da organização terrorista" do Hamas.

O texto estrá assinado Forças da Defesa de israel, IDF.

Contactado pela Sky News, fonte do exército israelita considerou a tradução "imprecisa".

"De qualquer das formas esclarecemos que as IDF não têm intenção de considerar aqueles que não saíram das áreas afetadas como membros armados do grupo terrorista", respondeu. "As IDF tratam os civis como tal, e não os ataca".

"De forma a minimizar consequências sobre civis, as IDF enviaram um pedido aos residentes da área do norte da Faixa de Gaza para a evacuarem para sul de Wadi Gaza", acrescentou.

"As IDF continuam a apelar aos residentes na área norte de Gaza para a evacuarem de acordo com as instruções das IDF, para sua própria segurança", rematou.
PUB