Pedro Nuno Santos: "Casas estão mais caras do que há um ano"

RTP /

O terceiro tema a ser abordado neste debate é o da habitação. Pedro Nuno Santos, que tutelou esta área como ministro, lançou críticas às políticas da AD. Considera que estas tiveram como consequência a "aceleração dos preços do setor imobiliário".

"Grande parte dos jovens ficou ainda mais longe de conseguir comprar uma casa", apontou o líder do PS. Aponta ainda que as casas entregues pelo Governo de Montenegro se devem ao trabalho que desempenhou como ministro.

Defendeu, para ajudar à resolução da crise, a criação de uma conta corrente no Estado financiada não apenas com os lucros da Caixa Geral de Depósitos, "mas com dinheiro do Orçamento do Estado, que permita às nossas autarquias recorrer a esse financiamento para construírem casas que as pessoas consigam pagar".

Questionado sobre a eventual demora desta solução, o secretário-geral do PS insiste que é necessário aumentar a construção a critica a medida aparentemente "bondosa" do Bloco de Esquerda, que prevê um tecto às rendas. Considera que tal medida teria um "efeito perverso".

Por fim, criticou ainda a AD por ter "retirado logo" a regulação do alojamento local.


PUB