Pentágono. Navio militar dos EUA atacado no Mar Vermelho

por RTP

Além de vários navios civis, um navio de guerra norte-americano foi atacado este domingo no Mar Vermelho, confirmou o Pentágono, no que parece ser uma escalada do conflito entre Israel e o Hamas.

"Estamos cientes de relatos de ataques ao USS Carney e a navios comerciais no Mar Vermelho e iremos dar mais informações à medida que as recebermos", referiu o Pentágono em comunicado.

As forças militares britânicas tinham referido já este domingo ataques de drones e explosões no Mar Vermelho, sem mais pormenores. O Pentágono não mencionou onde terão originado os ataques.

O grupo Houthi do Iémen, xiita e ligado ao regime iraniano de Teerão, tem lançado vários ataques de mísseis contra Israel e, há duas semanas, reivindicou a apreensão de um cargueiro propriedade de um magnata israelita da navegação comercial, Rami Ungar.

Nas últimas horas foram confirmados dois ataques a dois navios na área, um dos quais propriedade de uma firma britânica pertencente ao filho de Ungar. Um outro navio terá sido intimado a alterar a rota por autodenominadas "autoridades iemenitas".
pub