Perto de 120 concelhos do interior norte e centro e Algarve abrangidos

RTP /

Debaixo de risco máximo de incêndio estão todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco.

Em risco máximo estão também dezenas de municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado há quase meia centena de concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou em risco elevado quase toda a região do Alentejo e outros cerca de 30 municípios nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Leiria, Aveiro, Porto e Braga.

Recorde-se que o país está em situação de alerta até quarta-feira por causa do risco de incêndio florestal.
Em risco moderado estão dezenas de municípios, quase todos no litoral do país, nos distritos de Lisboa, Aveiro e Porto.

O IPMA prevê para esta segunda-feira uma ligeira descida de temperatura nas regiões norte e centro e uma pequena subida no sul. O tempo vai permanecer quente, com céu pouco nublado ou limpo, e são esperadas poeiras em suspensão, devido à massa de ar quente do norte de África que atravessa o território continental.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius em Viana do Castelo e Braga e os 25 graus em Portalegre. As máximas variam entre os 25 graus em Viana do Castelo e 43 em Beja e Évora.

PUB